quarta-feira, 2 de maio de 2012

Usar o "por quê"corretamente na redação.


 
A palavra “porque” é resultado da junção da preposição “por” e do pronome relativo, interrogativo ou indefinido “que”. Ele apresenta quatro grafias diferentes: porque, porquê, por que e por quê. O usuário da língua portuguesa sempre tem dificuldade em entender o emprego desse vocábulo. Por isso apresentamos aqui umas explicações simples, nada de profundas teorias, para que o leitor não hesite ao escrevê-lo.
1) Regra geral: Toda vez que for possível substituir “porque” e “porquê” pelas expressões: por que motivo, por qual razão, para que, pelo qual, pelos quais, por onde, escreve-se separado.
Exercício
Preencha as lacunas com porque, porquê, por que e por quê: 01) Marcos está feliz, __________ em breve estará indo para a Austrália. 02) A mulher lutou _____________ os filhos tivessem acesso aos estudos. 03) As meninas fizeram o trabalho ___________ a professora solicitou. 04) Façamos silêncio, _____________ estamos próximos a um hospital. 05) Não sei o ____________ da decisão do Pedro ser tão repentina. 06) ______________ eu estava doente, não fui à aula. 07) O rapaz não quer estudar e ninguém adivinha _____________. 08) Falta de pagamento foi a razão ___________ os meninos não viajaram.09) Getúlio foi despedido sem saber _______________. 10) ______________ não se constroem mais escolas técnicas? 11) Deve haver um ____________ dessa polêmica em torno das ações do senado. 12) Os estudantes estão orgulhosos __________ venceram as dificuldades de matemática. 13) Cansaço foi o motivo _____________ não compareci à reunião. 14)Devemos refletir sobre as razões _____________ sofremos tanto. 15) Há pouca pesquisa sobre o ______________ da violência na classe média alta.
Respostas: 01) porque; 02) por que; 03) porque; 04) porque; 05) porquê; 06) Porque; 07)por quê; 08) por que; 09) por quê; 10) Por que; 11) porquê; 12) porque; 13) por que; 14) por que; 15) porquê
Vamos diretamente aos casos.
A) Usa-se o acento circunflexo no “quê” sempre que venha uma pausa logo depois dele, indicada por vírgula ou ponto de interrogação, exclamação ou simplesmente ponto.
Exemplos:
* Não me simpatizo com aquele professor e não sei por quê. (= por que motivo) 
* Não fazem mais pesquisas por quê, pois o governo liberou verbas.(= por que razão)
* Os vestibulandos reclamam por quê? (= por que motivo) 
* Somente eles sabem por quê, mas nós não saberemos jamais.
B)Escreve-se “por que” (separado e sem acento) quando não é seguido por algum tipo de pontuação. 
Exemplos:
* O gerente solicitou aos fiscais por que se liberasse a carga. (= para que).
* Foram muito difíceis os problemas por que passei. (= pelos quais)
* Gostaria de saber por que regiões andará meu filho. (= pelas quais) 
* Os escoteiros desconheciam a trilha por que andaram na serra. (= por onde)
* A Dirce desejava saber por que não a convidaram para a festa. (= por qual razão ou por que motivo)
2) Escreve-se “porque”, quando ele inicia uma parte da oração que exprime ideia de causa ou explicação, ou quando não se trata das situações explicadas no item 1.
Exemplos:
* Os atletas foram bem sucedidos, porque tinham boas condições físicas.
* Porque estudo muito, procuro concorrer a um bom emprego. 
* Não sei a matéria, porque nunca me deram uma boa explicação. 

Obs.: Às vezes, uma vírgula muda o sentido da frase e, assim, devemos optar entre “por que” e “porque”, conforme a ideia da frase.
Exemplos:
* Nunca entendi, porque nunca me contaram. (= pois)
* Mas eu sei por que não quiseram te contar. (= por qual motivo)” 
Veja o mesmo diálogo:
* Nunca entendi por que nunca me contaram.(= por que motivo)
* Ah, porque não quiseram te contar.(= início de uma explicação)”

3) Escreve-se “porquê(s)” quando ele for um substantivo, e, para confirmar que ele é isso, pode-se colocar antes dele os artigos: o, os, um, uns ou um numeral qualquer.
Exemplos:
* Os alunos assimilaram somente o emprego de um porquê. 
* Os empresários analisaram os porquês da que queda das exportações.
* O porquê do fechamento dos mercados foi a violência ocorrida ontem.
* Discute-se no congresso o porquê do programa Bolsa Família.
Edelzina Ribas Coutinho, formada pela UFPR em Letras com ênfase em Português e Inglês; especialista em Metodologia do Ensino Tecnológico, e em metodologia do Ensino Superior; professora de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Língua Inglesa, na UTFPR.

Um comentário:

Postagem em destaque

Curso completo: Português para concursos – com bônus de Redação - em Uberlândia - Aulas particulares

Nesse curso, além das aulas de Língua portuguesa, todo aluno matriculado, receberá - totalmente de graça - suporte à prática de re...